Perguntas & Respostas


O que as empresas devem mudar em relação ao meio ambiente?

A visão. É comum encontrar empresas com a visão de que investir em meio ambiente é o calo no sapato, custos, dor de cabeça e etc. ainda com aquela visão de trabalhar no controle dos aspectos ambientais numa visão mais reativa, onde que a tônica do momento é uma visão na não geração, na prevenção, vendo a variável ambiental como estratégica, passando a representar uma grande oportunidade.

Pra que uma empresa deve investir em programas ambientais?

As empresas vivem um momento em que as pressões por padrões de produção e exigências legais são cada vez maiores, demandando aumento nos custos de produção. Investir em programas ambientais, quando o faz de uma maneira assertiva, significa reduzir o desperdício, rever processos e procedimentos, que por fim, além de reduzir os impacto ambiental, é capaz de trazer benéficos como redução de custos de produção, servir de fator motivação para os funcionários, minimizar riscos de penalidades legais, valorização da imagem da empresa frente ao seu funcionário, comunidade e clientes. Precisa de mais alguma razão?

Legislação ambiental. Porque este tema aborrece tanto as empresas?

Na minha opinião o aborrecimento mais comum é devido a defasagem que a empresa se encontra em relação a legislação ambiental. Se a empresa estiver acompanhando e se atualizando gradativamente isso pode se tornar um diferencial.

Mais detalhes: Não entrando no mérito de excesso de legislação ambiental  a maior deficiência das empresas é a dificuldade de saber e acompanhar toda legislação ambiental pertinente as suas atividades, aparecendo na maioria da vezes de modo repentino, exigindo ações imediatas e com soluções que muitas vezes são onerosas. Isso está exigindo das organizações um acompanhamento da legislação ambiental pra não ter elementos surpresas. Além do que isso pode servir muitas vezes de diferencial no atendimento aos seus clientes.

Uma legislação ambiental restritiva e órgãos ambientais atuantes apoiam ou prejudicam as empresas?

Numa visão imediatista podem até atrapalhar, mas a longo prazo é ao contrário, trazem uma grande contribuição para o desenvolvimento das organizações.

Mais detalhes: As organizações convivem com muitas prioridades, uma legislação ambiental restritiva, faz com que a atenção se volte para esse tema e gradativamente a empresa vai realizando melhorias, fazendo com que ao longo do tempo se torne uma empresa muito mais atualizada em seus procedimentos, processos e instalações, tornando-a aos poucos mais sustentável se comparado com outras em locais onde os órgãos ambientais não são atuantes.

As questões ambientais como variável estratégica. O que é isso e como fazer?

Representa um mudança de atitude dos lideres e dirigentes e significa incluir no dia a dia da organização, principalmente nas ações gerenciais as questões ambientais, a linguagem dos aspectos ambientais. Como fazer? Cada empresa acha a sua fórmula, mas é preciso conhecer as questões ambientais e oportunidades mais importantes da empresa e depois incluir nas agendas de reuniões e planejamentos gerenciais.

O que é a sustentabilidade ambiental para uma empresa?

Objetivamente sustentabilidade é garantir o desenvolvimento da empresa e preservar o meio ambiente.

O que posso fazer para tornar a minha empresa sustentável? Por onde começar?

Um bom começo é fazer um diagnóstico ambiental para identificar as fragilidades, pontos fortes, oportunidade, depois definir a missão, visão da organização e estabelecer um plano ação visando a sustentabilidade.

Implantar um sistema de gestão ambiental ISO 14001 ainda representa um bom negócio para as empresas?

Com certeza. Dependendo do sistema de gestão que a empresa implante, pode representar uma ferramenta fantástica no apoio ao desenvolvimento de suas atividades incluindo as questões ambientais que uma empresa tem que gerenciar em seu dia-a-dia. No entanto deve ser um sistema que seja FUNCIONAL, que torne a empresa melhor no que faz, não se engesse de documentos e exigências que ninguém pede. Deve criar um sistema que motive as pessoas a participarem, não uma ferramenta de controle, punitiva e chata. Para isso é fundamental uma consultoria experiente que saiba o que faz.

Quais os principais fatores a serem considerados ao implantar a ISO 14001?

O número de atividades com aspectos significativos e o grau de adequação da empresa à legislação ambiental existente antes da implantação do SGA.

Quanto tempo demora a implantação da ISO 14001?

É importante considerar os investimentos e o tempo de instalação dos equipamentos para a adequação à legislação ambiental.


Quais as vantagens em implantar a ISO 14001?

• Eliminar custos de multas decorrentes do não cumprimento da legislação ambiental.
• Melhorar a imagem da empresa perante a comunidade local.
• Melhorar a imagem da empresa perante a comunidade internacional, quebrando barreiras para a exportação.
• Reduzir perdas de materiais, energia e de outros recursos.

Institucional:

  Análise de Caso
  Clientes
  Contato
  INFORME ECOLAND
  Midia
  Perguntas & Respostas
  Quem Somos
  Serviços